• Cultura

1° ENCONTRO DE CONGADO DAS SERRAS DE MINAS REÚNE REPRESENTANTES DE SETE GRUPOS MINEIROS EM DIVINÉSIA

No domingo (22), Divinésia foi palco do 1º Encontro de Congado das Serras de Minas. Realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Departamento de Patrimônio Histórico Cultural e COMTUR, junto ao Circuito Turístico Serras de Minas, o evento recebeu sete grupos representado as cidades de: Airões, Barbacena, Canaã, Carandaí, Congonhas, Presidente Bernardes e Ubá, o que correspondeu a cerca de 300 artistas do folclórico movimento brasileiro.

Após dois anos de espera devido a pandemia, o evento foi realizado com êxito, corroborando com a alegria de seus organizadores. “Essa é uma ação regional do circuito em parceria com as prefeituras e com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT). Criado em 2019, decidimos aguardar para executá-lo com o intuito de resgatar as tradições culturais, valorizar as origens e trazer às pessoas o que é o Congado. Infelizmente há vários grupos que não recebem apoio, por isso, nossa intenção é promover encontros em municípios que tenham interesse em acolher o projeto como Divinésia o fez, por intermédio da Prefeita Cirlei”, afirma a gestora do Circuito, Aline Miranda.

Durante a sua fala, a Secretária de Educação, Magda Januzzi, aproveitou para enaltecer os servidores que se emprenharam na realização do Encontro. “Não foi fácil promover essa iniciativa, enfrentamos muitos desafios e quero agradecer a todos pela persistência; os organizadores, a equipe de trabalho, e especialmente as cantineiras, pelo carinho no preparo da refeição. Foi um prazer presenciar tantos grupos de congado aqui!”, ressalta ao ser complementada pelo Capitão, José Márcio, da Guarda Nossa Senhora da Guia. “Nós quem agradecemos pelo convite e por permitir que fizéssemos parte desse evento. O grupo ficou lisonjeado pela forma com que foi acolhido na cidade, parabéns pela iniciativa!” .

Quem também se animou e acabou entrando na dança, foi a Chefe do Executivo, Cirlei Freitas. “Não podemos deixar essa tradição acabar. Fiquei muito feliz em recebê-los, Divinésia estará sempre de portas abertas para vocês!”, finaliza.