• Agricultura

3ª EDIÇÃO DO TORNEIO LEITEIRO DE CURRAL ELEGE ANIMAIS VENCEDORES

Confira a classificação das categorias novilhas e vacas

Entre os dias 18 e 20 de junho, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Câmara Municipal de Divinésia e a EMATER, promoveu a 3ª edição do Torneio Leiteiro de Curral. Desde a pandemia, o evento que tradicionalmente reunia os animais no Parque de Exposições em uma grande festa, passou a ser adaptado com a visita individual da equipe aos currais participantes. “Há uma expectativa muito grande por essa disputa sadia e, para não perder a tradição, mantivemos o formato do ano passado. Como de costume, os produtores ficaram bem animados com o animal que daria mais leite”, declara o Secretário, Bruno Silva.

De acordo com ele, além de toda a empolgação, o torneio também é de suma importância a fim de acompanhar o trabalho de melhoramento genético desempenhado pelo município. “A maioria dos currais inscritos adere a inseminação artificial e recebe auxílio da secretaria na parte de controle zootécnico, sanidade do animal e afins, portanto, é uma oportunidade de avaliarmos o resultado desse processo”, explica.

Pedro e Gabriel são pai e filho e vêm passando a habilidade de produzir de geração em geração. Vencedores da categoria novilha, para eles, o primeiro lugar foi resultado da dedicação a longo prazo. “A gente percebe que, com o incentivo da Secretaria, temos conseguido melhorar o potencial genético do nosso rebanho a cada ano. Essa conquista representa muito para nós”, afirmam.

Após a pesagem do leite realizada ao decorrer de dois dias, a equipe contabilizou o levantamento dos animais vencedores por categoria e seus respectivos produtores. Confira!