Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis de Divinésia – 2022

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga o Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis de Divinésia – de janeiro a dezembro de 2021. Segundo dados extraídos do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) municipal, foram reportados cinco casos de sífilis adquirida no período em questão, sendo dois em indivíduo do sexo masculino e três em indivíduos do sexo feminino, além de um caso de sífilis em gestante. Não foram detectados casos de sífilis congênita.

Importante ressaltar que a SMS oferta, através do SUS, testagem para diagnóstico de sífilis e outras ISTs. Procure sua unidade de saúde mais próxima e se informe.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão ocorre por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação e parto, levando ao risco de consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN). O tratamento é crucial para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção do contágio para o bebê.

O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da sífilis adquirida, em gestantes, e sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

Departamento de Vigilância Epidemiológica – Secretaria de Saúde de Divinésia (32) 3532-1192