Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis de Divinésia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga o Boletim Epidemiológico Anual de Sífilis de Divinésia – de janeiro a dezembro de 2022. Segundo dados extraídos do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) municipal, foram reportados 11 casos de sífilis adquirida no período em questão, sete em indivíduo do sexo masculino e quatro em indivíduos do sexo feminino, além de dois casos de sífilis em gestante e um caso de sífilis congênita.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, podendo apresentar várias manifestações clínicas. A transmissão ocorre por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação e parto, levando ao risco de consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN). O tratamento é crucial para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção do contágio para o bebê.

Visando reduzir os índices de casos de Sífilis, principalmente controlar a transmissão vertical da doença entre mãe e bebê, a Secretaria Estadual de Saúde, realiza o Plano de Enfrentamento à Sífilis. Entre diversas ações estão estratégias que proporcionam o pré-natal precoce, testagem rápida de gestantes, acompanhamento de todos os casos positivos. Além disso, há o objetivo de construir novas rotinas de saúde, reorganizar fluxos e serviços, conscientizar a população e profissionais de saúde numa grande mobilização social e institucional.

Importante ressaltar que a SMS oferta, através do SUS, testagem para diagnóstico de sífilis e outras ISTs em todas unidades de saúde do município. A testagem é sigilosa, o que garante a segurança da população, e o tratamento é feito com medicamento disponibilizado pelo município. Procure sua unidade de saúde mais próxima e se informe.

Departamento de Vigilância Epidemiológica – Secretaria de Saúde de Divinésia (32)3535 -1621.