• Saúde

DIVINÉSIA BATE NOVO RECORDE E ALCANÇA PRIMEIRO LUGAR EM MINAS E NO PAÍS NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DO “PREVINE BRASIL”

Pela terceira vez consecutiva, município se destaca nacionalmente no programa

A Atenção Primária em Saúde (APS) de Divinésia tem se consagrado entre as melhores do país. Prova disso, são as três últimas avaliações realizadas pelo Governo Federal através do Programa “Previne Brasil”. Depois de alcançar o 2º lugar de Minas e o 15º do país no primeiro quadrimestre do ano passado, o município obteve nota máxima na avaliação seguinte, e agora repete o conceito 10, sendo considerado o 1º em Atenção Primária no Estado, e equiparando-se as cidades que também obtiveram nota máxima e estão entre as APSs de excelência no país.

Para chegar ao resultado, o programa leva em consideração os seguintes aspectos: consultas de pré-natal realizadas; atendimento odontológico na gestação; exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para diabéticos. Mas, além do indicador de qualidade, vale destacar que esse desempenho também é levado em consideração para o repasse de recursos ao setor, tendo em vista que o Previne Brasil é um dos mecanismos utilizados pelo Governo para essa finalidade.

De acordo com os Coordenadores, Geane de Araújo e Tales Mendes, tais conquistas são fruto da sintonia entre a direção e os colaboradores. “O fluxo de trabalho na Coordenação Geral e de Atenção Primária em Divinésia encontra-se bem consolidado, as equipes são capacitadas constantemente conforme as atualizações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Nossa dedicação em resolver inconsistências e conhecer muito bem a população nos leva a alcançar indicadores melhores a cada avaliação”, declaram.

Para a Secretária, Mariléa Alves, que em novembro, esteve em Brasília, onde Divinésia foi reconhecida publicamente por seu desempenho, os resultados são mérito de muita entrega junto à vontade contínua de evoluir. “Os dados do Previne Brasil refletem nosso comprometimento com o trabalho e a saúde do município. É sempre um desafio, pois o Ministério da Saúde muda as metas frequentemente, mas esperamos continuar atingindo-as e elevando a qualidade da Atenção Primária”, afirma.

Os números expressivos têm despertado a atenção de diversas cidades. A Prefeita Cirlei revela que, no ano passado, recebeu representantes de Alfredo Vasconcelos, Miraí, Silveirânia e Tocantins, os quais vieram conhecer o funcionamento do sistema de saúde. “É motivo de muito orgulho ser exemplo não só para os municípios da região, como do Brasil. Queria poder cumprimentar a cada servidor, mas em tempos de pandemia, deixo aqui o meu agradecimento. Tem muito de vocês em cada uma dessas conquistas!”, conclui.