• Saúde

DIVINÉSIA É RECONHECIDA COMO 2ª MELHOR ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DE MINAS E 15ª DO PAÍS

Resultado foi baseado no programa do Governo Federal, “Previne Brasil”

Após o recebimento de honraria do Ministério da Saúde pelo desempenho obtido no ano passado, Divinésia alcança seu melhor resultado, até então, na primeira avaliação do Previne Brasil de 2021. Com base no programa do Governo Federal, o município tem a 2ª melhor qualidade em Atenção Primária à Saúde (APS) de Minas Gerias, e a 15ª do país.

Implementada no ano passado, a iniciativa trouxe um modelo de financiamento que propõe novas formas de repasses das transferências para as cidades segundo critérios a exemplo do pagamento por desempenho, o qual leva em consideração os seguintes indicadores: consultas de pré-natal realizadas; atendimento odontológico na gestação; exames para sífilis e HIV em gestantes; cobertura de exames citopatológicos; vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente; acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para diabéticos.

O levantamento é realizado quadrimestralmente e avalia todas as cidades do território nacional, o que só aumenta o orgulho dos divinesianos. “Como Secretária Municipal de Saúde, recebi a notícia com enorme satisfação, ciente de que esse é o retorno de um trabalho executado a longo prazo por uma equipe totalmente comprometida e aliada a uma gestão eficiente. O empenho em cuidar para que os servidores realizem bem o seu papel e satisfaçam as demandas da população, estará sempre em primeiro lugar”, afirma Mariléa Alves.

Para a Coordenadora da Atenção Primária, Geane Reis, este é também um reconhecimento aos profissionais que têm atuado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades de saúde. “Vale ressaltar que o desempenho alcançado está diretamente ligado a dedicação da equipe e ao planejamento da direção. Ademais, a Secretaria de Estado de Saúde de MG tem contribuído significadamente para a qualificação dos servidores da APS de forma que mais municípios consigam atingir a nota máxima que garante o selo de qualidade dado a cada quadrimestre”, pontua.

Quem também comemorou o resultado, foi a Chefe do Executivo Municipal, Cirlei Freitas. “Desde o início da gestão temos acompanhado de perto o trabalho da saúde e dado toda a assistência possível. Esse destaque em nível nacional só nos motiva a investir ainda mais no setor e mostra que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os servidores pela entrega, em especial, no período de pandemia. Esse reconhecimento pertence a cada um de vocês! ”, conclui.