FAMÍLIA ACOLHEDORA

26/03/2025

CONHEÇA PROGRAMA QUE VISA AMPARAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Inscrições abertas no site da prefeitura

Instituído há mais de 25 anos no Brasil, o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) ainda encontra dificuldades para se difundir. O projeto, visa poupar crianças e adolescentes que foram afastados de sua família de origem por medida protetiva, encaminhando-os, temporariamente a um novo lar, e evitando que fiquem em abrigos. Porém, ainda há poucos voluntários dispostos a abraçarem a causa.

“Estamos disponibilizando uma ficha de inscrição bem simples no site da prefeitura a fim de iniciarmos o processo seletivo, mas a aderência é pequena. Tenho certeza de que, quem der uma oportunidade e procurar relatos, vai se apaixonar por essa inciativa”, declara a Secretária, Dayane Ribeiro.

Diferentemente da adoção, o acolhimento dura, no máximo, 18 meses, até que a justiça determine se aquele menor será reintegrado a sua família de origem ou encaminhado para adoção. Os interessados devem ter maioridade, sem antecedentes criminais, residência fixa no município e muito carinho. A família acolhedora receberá uma bolsa-auxílio para cuidados com a criança ou adolescente durante esse período e não pode estar inscrita no Cadastro Nacional de Adoção, visto que são finalidades diferentes. 

Informe-se, inscreva-se e faça a diferença na história de alguém!

FORMULÁRIO DE CADASTRO PARA FAMÍLIA ACOLHEDORA 2