• Cultura

PREFEITURA INVESTE MAIS DE R$68 MIL NA REFORMA E MANUTENÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL

Ações incluíram a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e a Praça Padre Nelson Tafuri

Realizadas desde o mês de abril, as ações voltadas para a reforma e manutenção do Patrimônio Histórico Cultural no centro da cidade já somam mais de R$68 mil (sessenta e oito mil reais). O trabalho teve início com o replantio da Praça Padre Nelson Tafuri, que ganhou novas forrações para jardim, seguido pela pintura dos canteiros e a troca por lâmpadas de LED, além da inserção de quatro novos pontaletes de energia. Na sequência, as equipes seguiram para a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, onde foi feito desde a pintura da escadaria à reformulação do paisagismo.

“Tem quase dez anos que atuo no município, então já almejava essa restauração, e a Prefeita me procurou com o intuito de arrumar toda a parte da frente da matriz; aquela grama antiga foi substituída por outra mais bonita e resistente, e o contorno foi decorado com o beijo colorido, o qual também formou os desenhos centrais do Divino Espírito Santo”, afirma o Pároco, Pe. Antônio Carlos Martins. Segundo ele, o resultado já vem sendo notado por moradores e visitantes. “As pessoas estão percebendo e elogiando essa mudança, o que contribui para valorizarmos, além do patrimônio arquitetônico, o patrimônio religioso e afetivo que a Igreja é para nós”, completa.

O investimento do poder público também incluiu a instalação de mais de dez câmeras de monitoramento distribuídas nas dependências da matriz. “Tanto a igreja quanto a praça são importantíssimas por conta de sua história; ambas deram origem à cidade e foram tombadas pelo patrimônio, além de serem um ponto turístico, de encontro e de fé. E, modéstia à parte, muitos lugares não têm uma praça igual a nossa, o que demonstra a empregabilidade do valor destinado à preservação desses bens”, destaca o Chefe do Patrimônio Histórico e Cultural, Marco Aurelio Filho.

De acordo com a Prefeita Cirlei, a Administração continuará zelando pelos referidos locais. “A conservação do patrimônio é um gesto de carinho aos moradores, aconchego aos visitantes e respeito às nossas origens. Além do mais, já estamos sonhando com a possibilidade de eventos futuros e, no que depender da Gestão Municipal, nossa Divinésia ficará cada vez mais bonita!”, conclui.