Manhã contou com dinâmica, dança, meditação e um delicioso café
O início do ano é marcado de por duas campanhas nacionais de extrema importância no que diz respeito a saúde: Janeiro Branco e Janeiro Roxo. A cor branca foi escolhida para simbolizar a conscientização da saúde mental, e o roxo, o combate a hanseníase. Pensando nisso, a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, promoveram na quarta-feira (25), um café da manhã com diversas atividades para a comunidade.
A ação teve início com a dinâmica dos balões promovida pela psicóloga, Joice Fernandes, que trabalhou os sentimentos e as emoções, seguida pelas enfermeiras, Juliana Caneschi e Roseli Freire, as quais abordaram a pauta da hanseníase. “Trata-se de uma doença que afeta nervos e pele. Ela se caracteriza por manchas brancas ou avermelhadas, com falta de sensibilidade na área afetada e dormência nas mãos e nos pés. Mas a boa notícia é que a hanseníase tem cura. Em caso de sintoma, procure um de nossos ESFs e faça o teste”, explicaram ao ressaltar que o tratamento é gratuito.
Dando continuidade as atividades, o psicólogo, Rubens Rodrigues, propôs um momento de meditação guiada evidenciando a importância da prática no combate a ansiedade. “Essa campanha é muito importante para o cuidado com a saúde mental além da prevenção de um possível adoecimento emocional, e nada melhor que realizá-la em janeiro, quando as pessoas focam em novas metas, objetivos e resoluções”, destacou. Já relaxados, os alunos participaram de um alongamento com a professora, Adriana Costa, e da tradicional aula de dança com o professor Marquinhos, finalizando com um delicioso e saudável café.