• Saúde

PRIMEIRO LIRAa DE 2024 APONTA RISCO MÉDIO DE INFESTAÇÃO DO AEDES AEGIPTY EM DIVINÉSIA

Secretaria Municipal de Saúde inicia hoje (29) força-tarefa em combate à proliferação do mosquito

Após a apuração realizada entre os dias 15 e 19 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu o 1° Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 em Divinésia, que aponta risco médio para a infestação do mosquito  transmissor de dengue, zika e chikungunya. O resultado mostra um aumento expressivo em comparação ao mesmo período do ano passado, cujo índice se encontrava em 1,7%.

Segundo a pesquisa, a maior parte dos focos (87%) foi identificada em locais como vasos, pratos de plantas, barris, tambores e afins. Por isso, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Zoonose, Patrícia Kfuri, informa que a Secretaria começa nesta segunda (29) uma força-tarefa a fim de combater a proliferação. “Iniciamos a operação de reforço nos bairros junto aos Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, mas lembramos a todos que o enfrentamento ao Aedes aegipty começa com a responsabilidade mínima de cada cidadão em não deixar água parada”, alerta.