• Agricultura

SECRETARIA DE AGRICULTURA ALERTA PARA VACINAÇÃO CONTRA A BRUCELOSE EM BEZERRAS

Processo de aplicação da dose é realizado gratuitamente pelo município

A brucelose, doença infecciosa responsável por problemas reprodutivos, pode ser evitada no rebanho com um simples gesto: a imunização em bezerras de três a oito meses. A vacina é obrigatória e, em Divinésia, a aplicação é realizada de maneira gratuita conforme explica o Secretário Municipal de Agricultura, Bruno Silva. “Cada frasco tem 15 doses e só pode ser adquirido por um veterinário credenciado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), dessa forma, os produtores enviam o valor para a compra e, em seguida, o imunizante é aplicado”, afirma sobre o processo desempenhado pelo Médico Veterinário do município, Ricardo Melo.

A bezerra que recebe a dose tipo B19 é marcada do lado esquerdo com um número referente ao ano vigente no intuito de identificar aquelas que se encontram protegidas da doença. “Essa campanha é muito importante, pois além de garantir a saúde do rebanho, o proprietário não consegue comercializar o gado que não esteja regularizado perante ao IMA e fica sujeito a multa. Portanto, peço a todos que procurem a Secretaria de Agricultura a fim de agendarmos a aplicação”, completa Bruno, ao ressaltar que os produtores têm até o dia 30 de junho para atualizar o cartão de vacina junto ao instituto.