Evento debateu o Pensamento Crítico e a Consciência Negra
A quarta-feira (23) foi o dia escolhido para o 2º Encontro de Historiadores de Divinésia. Após o sucesso da primeira edição, a Secretaria de Educação, através do setor de Patrimônio Histórico Cultural, uniu esforços para a realização do evento que aconteceu na Câmara Municipal com o tema “o Pensamento Crítico e a Consciência Negra”, fazendo alusão a data memorada no último domingo.
O Encontro contou com a presença de mais de 60 pessoas entre autoridades, representantes das Secretarias, Conselho do Patrimônio, Historiadores e o Grêmio Estudantil. “Queremos pautar políticas públicas corporativas e inclusivas em que toda a sociedade faça a sua parte, afinal, ‘não basta não ser racista, é preciso ser antiracista’”, afirmou Gerlayne Silva durante a abertura, parafraseando Angela Davis.
De acordo com o Presidente do Conselho, Marco Aurélio Furiatti, o interesse do público foi resultado da junção entre a sede de conhecimento e o desejo de mudança. “A temática foi bastante feliz levando em consideração as orientações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) para 2022 sobre Afromineiridades, discutindo sobre as manifestações de origem africana em Minas Gerais”, declarou sobre o tema desmembrado nas palestras.
“O evento foi um sucesso porque alcançou seu objetivo: tornar conhecido aquele que desenvolve um trabalho de contar a história local e assegurar que ele não está sozinho nessa luta. Agradeço ao apoio da Prefeitura, Secretaria de Educação, e aos participantes de Divinésia e região que compareceram e já estão ansiosos para a próxima edição”, finaliza.