• Cultura

SETOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL PROMOVE ENCONTRO COM INDÍGENA DAUA PURI

Abordando o pensamento decolonial, Daua Puri trouxe um novo olhar sobre o índio

A última segunda-feira (10) foi caracterizada como uma noite regada a cultura e conhecimento. Professores e membros do Conselho do Patrimônio Histórico se uniram a fim de receberem o indígena Daua Puri, que trouxe como tema “O Pensamento Decolonial”, desmitificando o preconceito e propondo um novo olhar sobre o indígena.

Pertencente a etnia Puri, que significa “ousado” e é característica da região sudeste brasileira, Daua José da Silva atualmente mora no Rio de Janeiro, mas vive em conexão com Minas Gerais onde estuda e faz diversas palestras, inclusive a que realizou no município a convite do Professor e Historiador, José do Carmo de Araújo. “Daua foi um dos primeiros a irem para a resistência na luta pelo reconhecimento dos Puris na Aldeia Maracanã, no Rio de Janeiro. Foi preso, mas como é uma pessoa muito ativa, acabou se tornando uma voz internacional em várias manifestações pelo mundo a fim de que essa forma caricata com que são tratados os indígenas não permaneça e, ao mesmo tempo, para que possa falar de seu povo”, explica ao destacar que Divinésia abriu a retomada Puri na região.

De acordo com a Presidente do Conselho, Gerlayne Silva, a iniciativa foi positiva e agregou em muito para os presentes. “Todos participaram ativamente e demonstraram interesse no assunto. Havia muitas dúvidas sobre como tratar a questão indígena nas escolas, mas Daua Puri falou sobre esse novo olhar, evidenciando a desconstrução colonial do próprio colonizador”, finaliza.