• Cultura

#TBT: AGENTES CULTURAIS CONTEMPLADOS PARTICIPAM DE CERIMÔNIA DE ASSINATURA DOS TERMOS DA LEI PAULO GUSTAVO

Após a apuração dos Editais 03 e 04/2023 e a capacitação para se inscrevem, os artistas e fazedores da cultura contemplados foram convidados para a Cerimônia de Assinatura dos Termos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022). A solenidade que aconteceu no Salão do CRAS ainda no mês de dezembro, também contou com a presença de representantes da Administração Municipal junto aos familiares dos beneficiários, e marcou o fato histórico de validação à classe artística, sendo esta a primeira vez cujo poder público implementa uma lei cultural na cidade. “Eu fico muito feliz e honrada com este momento que estamos vivendo em Divinésia, de poder reconhecer seus filhos que tanto fazem culturalmente por nós!”, destacou a Prefeita Cirlei.

De acordo com a Secretária e uma das responsáveis pela implementação do regimento na cidade, a dedicação dos agentes culturais foi o ponto alto da iniciativa. “Ver o quanto cada um se empenhou nas últimas semanas para montar seus projetos e agora serem contemplados foi o que mais me deixou feliz nesse processo”, declarou Mathuza, cuja fala foi reiterada pelo Secretário de Administração, Lucas Freitas. “Divinésia é um celeiro de artistas os quais agora terão o seu devido reconhecimento”.

Ao todo, cerca de 15 profissionais foram premiados pela sua história de dedicação artística à cidade e outros três projetos foram contemplados para a realização de audiovisuais sobre Divinésia. “Em 20 anos de trabalho é a primeira vez que sou reconhecido como artista de verdade e ter acesso a esse direito que é nosso me deixa esperançoso do futuro”, celebrou o Professor, Diego Monteiro. Na ocasião, também foi anunciada a aprovação na Política Nacional Lei Aldir Blanc 2 na qual o município irá receber mais de R$50 mil que serão investidos na cultura, além de grande eventos e ações anunciados pela Prefeita na noite.